[BA] Professoras de Nazaré acertam tema do Enem 2025 e valorizam a educação pública
Publicado: 10 Novembro, 2025 - 10h13
Escrito por: APLB | Editado por: APLB
As professoras Maria da Conceição Silva e Márcia de Almeida, docentes de Língua Portuguesa do Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, em Nazaré-BA, acertaram o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2025, que abordou as “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
Durante a preparação dos estudantes, as educadoras propuseram, nas aulas de redação, o tema “A desvalorização do papel do idoso na sociedade”, que dialoga diretamente com o assunto oficial deste ano. O trabalho foi desenvolvido com textos de apoio cuidadosamente selecionados — entre eles, um excerto do Ministério dos Direitos Humanos (2024) sobre políticas públicas voltadas à população idosa, uma reportagem da CNN Brasil sobre etarismo e saúde mental, e dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O feito é motivo de orgulho para toda a comunidade escolar e reflete o comprometimento do Luiz Viana Filho com uma educação crítica, inclusiva e de qualidade. O planejamento pedagógico consistente das docentes é resultado de um trabalho colaborativo, sustentado por uma gestão democrática e participativa, conduzida pela diretora Aline Peixoto, com apoio das vices-diretoras Arlete Barbosa e Jaciara Brito, além de toda a equipe escolar.
O coordenador-geral da APLB Sindicato, professor Rui Oliveira, destacou a importância desse reconhecimento:
“Esse resultado mostra, mais uma vez, a competência e o compromisso dos nossos professores com uma educação pública transformadora. O acerto das professoras de Nazaré no tema da redação do ENEM é uma prova concreta de que quando se valoriza o trabalho docente, quem ganha é toda a sociedade”, afirmou.
O sucesso das professoras Maria da Conceição e Márcia de Almeida reafirma que a educação pública de Nazaré segue sendo referência no Recôncavo Baiano, unindo dedicação, estratégia e compromisso social— e mostrando que o talento e a sensibilidade pedagógica dos educadores fazem toda a diferença.