Todo apoio à comunidade educativa e sindicatos de trabalhadores da educação dos EUA
Educadores brasileiros se solidarizam com a comunidade educativa e sindicatos de trabalhadores da educação dos Estados Unidos
Publicado: 11 Junho, 2025 - 16h43 | Última modificação: 11 Junho, 2025 - 17h07
Escrito por: CNTE | Editado por: CNTE

Os/as trabalhadores/as da educação básica do setor público brasileiro, representados pela Confederação nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE/Brasil), manifestam sua mais irrestrita solidariedade ao conjunto dos/as professores/as e funcionários/as de apoio educacional dos Estados Unidos, bem como à sua comunidade educativa e aos sindicatos representativos de educadores/as estadunidenses.
Irmanados pela mesma luta política em defesa de uma educação pública, contra a privatização, a censura e a exclusão, nos colocamos solidários ao embate travado pela National Education Association (NEA) e pela American Federation of Teachers (AFT), sindicatos que representam o conjunto dos trabalhadores da educação dos Estados Unidos, contra o governo autoritário de Donald Trump e seu ímpeto contra todo tipo de direitos humanos, inclusive os da educação.
O autoritarismo neoliberal visto hoje nos Estados Unidos, de ataque à educação pública e à liberdade de ensino, bem como o apoio à censura e à perseguição aos estudantes, destruição de programas de apoio aos mais vulneráveis e todo tipo de pensamento crítico, já foi vivenciado no Brasil à época do Governo Bolsonaro. O ataque à liberdade de ensino, às universidades e programas de fomento da pesquisa científica fizeram parte da agenda política daqui como o fazem agora nos Estados Unidos.
Os ataques da Administração de Trump ao financiamento da educação pública em seu país, assim como ao direito de educação dos jovens imigrantes, de estudantes com deficiência e da população LGBTQIA+ afrontam os princípios civilizatórios mínimos. Em nome de uma educação como direito humano, de prática inclusiva e em respeito aos educadores, nos solidarizamos com os companheiros educadores dos Estados Unidos, repudiando as práticas da Administração Trump. Aos companheiros da AFT e da NEA nossa mais irrestrita solidariedade internacionalista!
Brasília, 11 de junho de 2025
Direção Executiva da CNTE