MENU

CNTE declara apoio ao povo venezuelano após ataque imperialista dos EUA

O ataque imperialista dos Estados Unidos contra a Venezuela é também um ataque contrao Brasil e a toda a América Latina!

Publicado: 03 Janeiro, 2026 - 14h39

Escrito por: CNTE | Editado por: CNTE

Freepik
notice

A madrugada desse dia 03 de janeiro de 2026 viu mais um ataque imperial dos Estados Unidos contra um país da América Latina, agora sob a batuta da segunda gestão de Donald Trump. Invadida na calada da noite, a Venezuela e seu povo foram vítimas, mais uma vez, de um país que é marcado por seus ímpetos imperialistas e intervencionistas em nossa região, mas também em todo o mundo: assim como estão fazendo com os navios petroleiros na costa do país caribenho, agindo como verdadeiros piratas modernos ao saquear o seu petróleo, agora foi a vez de sequestrarem, em seu território, o seu presidente legitimamente eleito, Nicolás Maduro, e sua esposa Cilia Flores.

O ataque perpetrado contra a soberania da Venezuela pelo governo Trump representa um ataque contra todos os países da América Latina. No caso brasileiro, devemos ficar de prontidão porque esse país – os Estados Unidos -, com sua ação criminal de hoje, se achando a polícia do mundo e se atrevendo a invadir países e sequestrarem seus representantes eleitos, pode também se voltar contra o Brasil. Se lá o interesse é o petróleo, aqui são as terras raras e nossas reservas de água doce, as maiores do mundo.

Para além de toda e qualquer falha de segurança que possa ter havido no sequestro do Presidente Maduro e de sua esposa, que ainda será apurada com essa agressão militar dos Estados Unidos no dia de hoje contra o território venezuelano, o que podemos afirmar é que esse ataque é uma afronta ao direito internacional, que garante a autodeterminação dos povos e a soberania dos países. Os organismos multilaterais, como a ONU e a OEA, precisam se pronunciar imediatamente, e os Estados Unidos devem garantir a vida do mandatário venezuelano e de sua esposa.

Os/as educadores/as brasileiros/as se solidarizam com a Venezuela e repudiam, de forma veemente, o ataque militar imperialista ocorrido nessa madrugada contra o povo venezuelano! Contra o imperialismo e pela autodeterminação dos nossos povos, estamos juntos com a Venezuela, herdeira de Bolívar e de Chávez! Pela soberania de nossos governos, somos contra toda e qualquer agressão militar em nossa região e em qualquer lugar do mundo!

Brasília, 03 de janeiro de 2026

Direção Executiva da CNTE