MENU

CNTE realiza última reunião do Conselho da gestão 2022-2026

Prestação de contas, regimentos e dados do 35º Congresso estiveram na pauta

Publicado: 15 Janeiro, 2026 - 12h18 | Última modificação: 15 Janeiro, 2026 - 12h39

Escrito por: CNTE | Editado por: CNTE

Na manhã desta quinta-feira (15), foi realizada em Brasília a reunião do Conselho Nacional de Entidades (CNE) da CNTE, organizada em quatro pontos centrais: prestação de contas da gestão, análise dos regimentos interno e eleitoral, apresentação de dados numéricos do 35º Congresso da Confederação e outros assuntos. 

A prestação de contas da gestão foi apresentada pela secretária de Finanças da CNTE, Rosilene Corrêa. 

Ela  agradeceu aos integrantes do Conselho Fiscal da CNTE pelo trabalho e compromisso ao longo da gestão e apresentou a demonstração dos resultados financeiros referentes ao exercício de 2025. Após a apresentação, o presidente da CNTE, Heleno Araújo, parabenizou  a atuação do conselho fiscal, e a prestação de contas foi aprovada de forma unânime pelos membros do CNE.

 

Heleno destacou a importância política e organizativa do CNE. “O Conselho Nacional de Entidades da CNTE tem um grande valor no processo democrático da entidade. Este espaço deliberativo é responsável por analisar e aprovar todas as políticas da nossa Confederação, cuidar da estrutura e da ampliação da CNTE”, afirmou. Segundo ele, neste momento, “as decisões do CNE são de organização para a realização de mais um grande e produtivo 35º Congresso da nossa entidade representativa das trabalhadoras e dos trabalhadores em educação”.

Na sequência da reunião, foi realizada a análise dos regimentos interno e eleitoral. Heleno Araújo iniciou relembrando a luta da CNTE para alterar a forma de cálculo do piso salarial do magistério. Os dois regimentos foram apresentados, com abertura para destaques e sugestões. Após a leitura, o regimento interno foi votado e aprovado por unanimidade.

Em seguida, a vice-presidenta da CNTE, Marlei Fernandes , deu continuidade à reunião com a leitura do regimento eleitoral, que também foi submetido à votação e aprovado.

Fátima Silva, Secretária Geral, da CNTE, apresentou os dados numéricos do 35º Congresso da CNTE, com informações sobre o número de delegados e delegadas, entidades participantes, público presente e outros indicadores relacionados à organização e à dimensão do evento.

Balanço da gestão

“Tenho um balanço positivo da atual gestão, que encerra suas atribuições neste congresso. Da pauta de lutas, temos saldos positivos com as conquistas das leis do Fundeb permanente, da gestão democrática, da valorização dos/as profissionais da educação, do Sistema Nacional de Educação e da proximidade da aprovação da Lei do Plano Nacional de Educação”, destacou Heleno.

O presidente também apontou os desafios que permanecem. “O grande desafio continua: colocar na prática diária das nossas escolas e dos sistemas de ensino os princípios, objetivos e diretrizes destas leis existentes”, afirmou.