MENU

CNTE se reúne em Curitiba (PR) para realização da 9ª Conferência Nacional de Educação Paulo Freire

Publicado: 25 Junho, 2019 - 18h18

Escrito por: CNTE

Untitled 1Untitled 1

Fotos e texto: Jordana Mercado

Com o lema “Educação Libertária e Democracia Construindo o Movimento Pedagógico Latino-americano”, a 9ª Conferência Nacional de Educação Paulo Freire da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) acontece de 26 a 28 de junho, em Curitiba (PR).

Antecedendo a realização da Conferência, que é uma das atividades estatutárias da entidade, no dia de hoje (25), a Diretoria Executiva se reuniu para avaliar as atividades realizadas durante o primeiro semestre de 2019 e deliberar sobre as próximas mobilizações que a Confederação deve apoiar nacionalmente e nos Estados através dos Sindicatos afiliados.

No último pleito, com uma votação muito expressiva que honra toda a categoria, a companheira Beatriz Cerqueira do Sind-UTE/MG foi eleita Deputada Estadual pelo Partido dos Trabalhadores. Ela avaliou que seria importante se dedicar exclusivamente às atividades parlamentares, e solicitou à CNTE sua substituição na Secretaria de Organização da entidade. Assim, a direção anunciou que a pasta passa a ser coordenada pela companheira Marilda de Abreu Araújo, que estava como adjunta na Secretaria Executiva.

Reiterando a avaliação dos diretores sobre a atuação da CNTE especialmente durante a Greve Geral da Educação (15 de maio) e na Greve Geral da Classe Trabalhadora (14/06), o presidente Heleno Araújo falou do protagonismo que a Educação tem tido nesse processo de resistência contra os ataques à democracia perpetrados pelo governo federal. “A estratégia que adotamos estabeleceu diálogo com a categoria e com uma grande parcela da sociedade. Continuaremos essa agenda de mobilização pois ela é necessária para o enfrentamento aos desmandos do governo”, disse Araújo.

A análise de conjuntura foi momento de atualizar o panorama nacional, já preparando a atividade do Conselho Nacional de Entidades (CNE) que será na quarta-feira (26). “Temos muitos desafios pela frente, e continuaremos nos pautando pela unidade com as centrais sindicais, movimentos estudantis e outros movimentos sociais, em defesa da democracia”, ressaltou a Secretária Geral da CNTE, Fátima Silva.