MENU

Com pesar profundo, educadores choram a perda irreparável de jovens estudantes

Consternados, os educadores brasileiros se juntam às lágrimas pela perda irreparável de estudantes que tiveram suas vidas interrompidas em trágico acidente

Publicado: 16 Julho, 2025 - 15h44 | Última modificação: 16 Julho, 2025 - 16h57

Escrito por: CNTE | Editado por: CNTE

Divulgação/PRF
notice

O acidente sofrido pelo ônibus que levava uma delegação de estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) para o 60º Congresso Nacional da União Nacional dos Estudantes (UNE) comoveu a comunidade educacional de todo o Brasil. O trágico acidente, que ocorreu já quase na chegada da delegação paraense na cidade de Goiânia, onde o congresso estudantil tem previsão para ser iniciado no dia de hoje, deixa os mais de 15 mil estudantes que participarão do encontro em profundo e doloroso luto.

Os/as educadores/as de todo o país, por meio de suas entidades de representação, manifestam no dia de hoje o seu enorme pesar com tamanha perda, irreparável, que se estende a familiares e amigos/as das vítimas. A luta estudantil perde guerreiros e guerreiras, grandes lutadores/as sociais, que sonhavam e compartilhavam os melhores anseios para um Brasil mais justo e igualitário. Mais do que nunca, cabe a todos/as nós transformar nosso luto em luta, fazendo cumprir a sua pauta e agenda de reivindicações.

Os/as jovens que tiveram sua vida interrompida nessa tragédia reivindicavam mais investimentos para nossas universidades e institutos federais. Agora, cabe a nós mantermos essa chama acesa, para os atuais e futuros estudantes desse país. O compromisso por uma educação pública, gratuita, de boa qualidade e socialmente referenciada deve ser uma bandeira de toda a sociedade brasileira e, hoje, embrulhada nessa dor, empunhada com veemência.

Nossos mais sinceros sentimentos a todos os familiares e amigos das vítimas. Consternados e em profundo luto, seguiremos a luta e sonho desses/as estudantes que, certamente, não serão em vão.

Brasília, 16 de julho de 2025
Direção Executiva da CNTE