MENU

Educadores do Brasil solidários à Greve Geral em Valência no dia 29/maio

Em ação de solidariedade internacionalista, por justiça e reparação, educadores brasileiros se somam à luta empreendida pela Greve Geral do dia 29 de maio, em Valência

Publicado: 23 Maio, 2025 - 12h16 | Última modificação: 23 Maio, 2025 - 13h50

Escrito por: CNTE | Editado por: CNTE

CGT-Redes Sociais
notice
As inundações e chuvas torrenciais que afetaram a cidade de Valência, no leste da Espanha, no final de outubro do ano passado, no fenômeno meteorológico conhecido no espanhol como DANA (Depressão Isolada em Níveis Altos), provocou dezenas de mortes e danos sentidos até os dias de hoje. Infraestrutura destruída, tragédia sanitária, esgotamento dos serviços e equipamentos públicos, além dos danos econômicos e sociais ao conjunto dos trabalhadores de toda a região, são motivo mais que suficientes para a convocação da grande Greve Geral do próximo dia 29 de maio.
 
No marco de 7 meses em que essa tragédia se abateu sobre a região de Valência e todo o seu povo, as organizações sindicais Intersindical Valenciana, CGT, CNT e COS convocam toda a população do País Valenciano para chamar a responsabilidade dos órgãos de governo e das elites locais. As mobilizações são um chamado por moradias dignas e condições de trabalho adequadas ao conjunto da população de toda a região! É fundamental também resgatar os serviços públicos prestados à população, de modo que todo o povo seja atendido de forma digna!
 
As tragédias ambientais deveriam se prestar a melhorar o ser humano e nossa sociedade, além de consolidar o consenso social de que a saída sempre será pelo coletivo, e não por soluções individuais. Mas parte do empresariado local ainda insiste em promover a especulação imobiliária, causando a expulsão de enormes contingentes de famílias de regiões historicamente ocupadas pelas classes menos abastadas.
 
Somente a unidade do povo e da classe trabalhadora será capaz de indicar o caminho a ser tomado pelas elites políticas e econômica locais! Pela imediata responsabilização de todos na reconstrução de Valência! Desde o Brasil, emanamos nossa solidariedade de classe e internacionalista! Por justiça e reparação, os educadores brasileiros se somam à essa luta!
 
Brasília, 23 de maio de 2025
Direção Executiva da CNTE