Educadores repudiam intimidação do prefeito de Itabuna à presidenta do SIMPI
Publicado: 14 Agosto, 2025 - 18h30
Escrito por: CNTE | Editado por: CNTE
A cultura autoritária no Brasil insiste em querer se perpetuar em plena democracia. No dia de ontem (13/08), tomamos conhecimento que, após uma entrevista da presidente do Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna, município do sul da Bahia, para uma emissora de rádio local, o prefeito da cidade se arvorou ao direito de tentar constranger e intimidar a representante do SIMPI.
Em telefonema do prefeito Augusto Castro (PSD) para a professora Carminha, logo após o fim da entrevista e em um tom absolutamente desproporcional, o gestor da cidade deixa claro que a ele não pode ser dirigida nenhuma crítica. Só na sua opinião.
A professora Carminha Oliveira, no uso de suas atribuições como representante dos/as profissionais do magistério público da cidade, e guardando absoluta independência frente à gestão municipal, como deve ser, apenas reivindicou questões afetas à categoria que representa. A falta de investimentos na educação da cidade, como a demora na reforma das escolas da cidade, é fato grave e não pode ser silenciado.
O descaso com os direitos desses/as profissionais, idem.Em uma sociedade democrática deve ser assegurado o direito à liberdade de expressão e aos gestores públicos não cabe fazer nenhum interdito a isso. Sabemos que essa cultura democrática e
republicana não faz muito parte das práticas da atual gestão municipal. O caso recente da demissão da professora Aline Nascimento, da Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro, exemplifica esse caso. A perseguição política que ela sofreu por causa de uma foto, e que teve como desdobramento o seu afastamento da Escola, é prova cabal da falta de cultura política democrática do prefeito Augusto Castro.
O direito à livre manifestação é assegurado no texto de nossa Constituição brasileira e atos antissindicais podem e devem ser denunciados, inclusive, em foros internacionais. O exercício da democracia, senhor Prefeito, que inclusive o elegeu como mandatário da cidade, não blinda suas ações de críticas dos/as cidadãos/ãs. Ou o senhor aprende a lidar com as críticas dos sindicatos de sua cidade, ou arrume outra coisa para fazer.
Toda solidariedade a Professora Carminha e ao mandato da atual gestão do SIMPI! Todo apoio à pauta e agenda de reivindicações da categoria do magistério público da cidade de Itabuna! Contem com a solidariedade do conjunto dos/as educadores/as brasileiros/as que, do Brasil inteiro, apoiam a independência e autonomia sindicais como pilares de uma sociedade democrática e da lutapor direitos.
Brasília, 14 de agosto de 2025
Direção Executiva da CNTE