MENU

[MS] 90% das Escolas Estaduais aderem à greve geral: FETEMS e 74 SIMTEDs realizam atos em todas as cidades de MS

A FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) e os 74 SIMTEDs realizaram hoje, dia 02 de outubro, atos #Basta Azambuja, em todos os municípios de Mato Grosso do Sul.Em Campo Grande, Trabalhadores(as) Administrativos em Educação e Professores(as) da rede pública estadual realizaram o ato na região central, no cruzamento da Rua 14 de Julho com Av...

Publicado: 02 Outubro, 2019 - 19h17

Escrito por: CNTE

notice

A FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) e os 74 SIMTEDs realizaram hoje, dia 02 de outubro, atos #Basta Azambuja, em todos os municípios de Mato Grosso do Sul.

Em Campo Grande, Trabalhadores(as) Administrativos em Educação e Professores(as) da rede pública estadual realizaram o ato na região central, no cruzamento da Rua 14 de Julho com Avenida Afonso Pena, contra as políticas educacionais do governo do Estado com panfletagem destacando as reivindicações.

“O objetivo da concentração desta manhã foi dialogar com a população e apresentar as pautas de reivindicação, mostrando posicionamento dos(as) Profissionais em Educação contra às políticas educacionais tanto em MS, com o #Basta Azambuja, contra a militarização das escolas públicas, onde os militares não têm formação para tal e contra o fim da Gestão Democrática, sem que a sociedade escolha o(a) diretor(a) da escola”, enfatizou a Secretária de Comunicação da FETEMS, Deumeires Morais.

O presidente da FETEMS, Professor Jaime Teixeira, destacou que entre as pautas de reivindicação estão a realização de concurso público para educadores – tanto professores(as) como administrativos, isonomia salarial entre concursados e contratados, reajuste salarial e eleições diretas para diretores.

“Há uma discriminação entre os(as) professores(as) contratados(as) e os concursados(as). Eles sofreram redução de 32% nos salários, o que cria uma animosidade desnecessária na categoria e precariza o ensino. Há, também, a questão salarial de administrativos, que além de sobrecarregados, também são sub-remunerados. Além disso, são mais de 4 anos sem reajuste salarial. A educação enfrenta uma situação absurda”, disse o Presidente da FETEMS, Professor Jaime Teixeira.

Programação

Ainda nesta quarta, a programação prevê concentrações da categoria nas principais saídas da cidade, como na rotatória da Coca Cola (Avenida Gury Marques), em frente ao mercado Smaniotto (Cônsul Assaf Trad), na saída para Sidrolândia (Trevo Imbirussu) e também na Praça Ary Coelho.

Na quinta-feira, às 8h30min, caravanas dos 74 SIMTEDs de todo o Estado estarão em Campo Grande para a realização de um grande ato.

(Fetems, 02/10/2019)