MENU

[MT] Sintep/Jangada contesta resposta da prefeitura e aumenta pressão

Categoria afirma que executivo não atende às pautas e exige avanços nas negociações

Publicado: 25 Março, 2025 - 09h59

Escrito por: Roseli Riechelmann/Sintep-MT | Editado por: Roseli Riechelmann/Sintep-MT

Sintep-Jangada
notice
Categoria delibera a resistência em defesa das pautas de valorização profissional

A assembleia dos trabalhadores da educação da rede municipal de Jangada, realizada em 17 de março, avaliou como insatisfatória a resposta da Prefeitura às cobranças por valorização salarial, realização de Concurso Público, gestão democrática nas escolas e inclusão de funcionários do transporte escolar na carreira. As argumentações da administração municipal não contemplaram as reivindicações e levaram a categoria a estabelecer o próximo 15 de abril como data limite para uma contraproposta.

Segundo a presidente da subsede do Sintep-MT (Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso), em Jangada, Célia Costa, a insatisfação da categoria pode levar a deliberação de ações mais incisivas para pressionar o executivo. Os profissionais da rede municipal convivem com perdas de quase 40% nos salários, com um percentual superior a 70% de contratos precários na rede, e com a prática de apadrinhamento político nos cargos de gestão escolar.

Diante desse cenário, a luta pelo cumprimento do Piso Salarial Nacional, Concurso Público de Gestão Democrática se faz urgente. “A data do dia 15 foi estabelecida a partir do prazo solicitado pela prefeitura para fazer a avaliação da viabilidade orçamentária. A questão financeira também recairá sobre a solicitação de ordem administrativa, para reformular o Plano de Cargos, Carreira e Salário (PCCS), a fim de incluir na legislação os profissionais do transporte escolar. Se não tivermos resposta a categoria não recuará”, concluiu a dirigente