Diap lança cartilha com orientações para eleições municipais de 2024

A CNTE é umas das organizações co-editoras do material, que reúne orientações tanto para candidatos quanto para eleitores

Publicado: 02 Agosto, 2024 - 16h11 | Última modificação: 02 Agosto, 2024 - 16h55

Escrito por: Redação CNTE

DIAP

O mês de agosto iniciou com um lançamento importante para o ano de eleições municipais. Nesta quinta-feira, 1º de agosto, o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) lançou a Cartilha “Eleições Municipais 2024: Orientação a eleitores e a candidatos e candidatas".

Segundo explica o Diap, a publicação faz parte do acervo do órgão relativo à série Educação Política e tem o “propósito de resgatar o sentido da participação cívica no processo eleitoral”.

>CLIQUE PARA ACESSAR A CARTILHA

O material é dividido em dois blocos. O primeiro, destinado ao eleitor, reúne dicas que podem contribuir para o voto consciente e o combate à corrupção eleitoral. Nessa parte, a publicação ainda reúne informações sobre a necessidade de uma educação política e da leitura crítica da mídia e das redes sociais.

A segunda parte, dedicada para candidatos e candidatas a prefeitos e vereadores, traz uma visão global e estratégica das etapas da campanha, com informações sobre aspectos como financiamento, prestação de contas, planejamento, propaganda, marketing, e dados sobre a legislação referente ao pleito eleitoral e ao exercício das funções públicas. ‘Motivações para o ingresso na vida pública via eleitoral’ e os ‘atributos da candidata ou do candidato para uma campanha vitoriosa’ são alguns dos tópicos trabalhados no bloco.

Desde 2008, o Diap tem editado a cartilha para orientar os eleitores, candidatos e candidatas às eleições gerais. A partir de 2016, a organização passou também a se dedicar a publicar e editar orientações para as eleições municipais, sendo esta a terceira edição com esse recorte.

“Tem por objetivo instruir ação de cidadania, incentivando a participação política, o exercício da cidadania, a valorização do voto consciente, da transparência, da ética, das práticas republicanas e do próprio processo democrático”, destaca o material.

> LEIA MAIS: Número de eleitores aptos com ensino médio completo bate recorde em 2024

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) é umas das organizações co-editoras do material. Segundo o secretário de Assuntos Municipais da CNTE, Cleiton Gomes da Silva, as eleições de 2024 serão um momento de suma importância para que a categoria dos educadores públicos consigam eleger candidatos comprometidos com as pautas da educação.

"Precisamos que todos os trabalhadores em educação de cada município cobrem dos pré-candidatos plataformas que reconheçam e valorizem os profissionais educadores. É de suma importância ter a garantia de que o prefeito vá pagar o Piso Nacional da Educação que, consequentemente, vai valorizar as nossas carreiras. Temos que discutir e construir tudo o que é necessário para ter um bom trabalho e o reconhecimento para trabalhadores em educação", enfatiza o dirigente.

"Junto a isso, precisamos ter gente nas Câmaras Municipais que garantam a nossa representação. Entendo que é inadmissível, em um país com mais de 5 mil municípios, não termos vereadores que sejam, de fato, ligados à causa da educação. Sem desprezar nenhum outro setor da sociedade dos trabalhadores, mas é importante ter quem é da educação debatendo os assuntos da educação. Essa é a ideia que tem sido trabalhada junto às nossas afiliadas da CNTE, para construirmos nas eleições de outubro uma bancada de vereadores da classe trabalhadora da educação," completa.

Com informações da DIAP