Repúdio à Violência contra Profissionais da Educação em Porto Velho (RO)

Publicado: 30 Setembro, 2024 - 11h51

Escrito por: CNTE | Editado por: CNTE

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), em consonância com os princípios que norteiam nossa atuação em defesa dos direitos dos educadores e da qualidade da educação, manifesta sua veemente solidariedade ao SINTERO – Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia, e a todos os profissionais da Escola Nossa Senhora de Nazaré, em Porto Velho, vítimas do ato de violência ocorrido no dia 25 de setembro de 2024.

É com grande consternação que tomamos conhecimento do episódio em que uma mãe de aluno agrediu verbal e fisicamente cinco funcionários da referida instituição de ensino. Tal conduta não apenas agride a integridade física e psicológica dos educadores, mas também atenta contra os valores fundamentais que devem prevalecer em um ambiente educacional, como o respeito, a empatia e a convivência pacífica.

A CNTE convoca todos os órgãos envolvidos a adotarem, com urgência, medidas concretas que visem à proteção e à segurança dos profissionais da educação, garantindo que episódios como este não se repitam. A implementação de políticas públicas efetivas para a educação inclusiva e a criação de estruturas de apoio para famílias em situação de vulnerabilidade são medidas fundamentais para a promoção de um ambiente escolar seguro e acolhedor.

Reiteramos que a CNTE se dispõe a colaborar com o SINTERO e outros sindicatos em ações voltadas para o combate à violência nas escolas e na defesa intransigente dos direitos dos educadores. A educação deve ser um espaço de aprendizado, e não de medo; um espaço onde todos possam exercer suas funções com dignidade e respeito.

Na certeza de contarmos com a atenção e o empenho de todos os envolvidos, renovamos nossos votos de estima e consideração.

Brasília, 25 de setembro de 2024

Direção Executiva da CNTE