Solidariedade e repúdio à violência política contra Clau Lopes

Publicado: 25 Setembro, 2024 - 11h45 | Última modificação: 25 Setembro, 2024 - 12h32

Escrito por: CNTE | Editado por: CNTE

Os episódios de violência contra o professor Clau Lopes têm se tornado cada vez mais recorrentes. No dia 18 de setembro, materiais de campanha do candidato foram roubados e destruídos de forma hostil e, no dia seguinte, a violência atingiu seu ápice com uma tentativa de atropelamento de seu pai, um idoso de 70 anos, por um agressor que avançou deliberadamente com o seu carro.

É inaceitável que no Estado Democrático de Direito, o espaço da política seja marcado por atos de intolerância e violência, como os que vêm sendo perpetrados contra Clau Lopes. É evidente que tais ações se configuram como uma clara manifestação de LGBTQIA+fobia, exacerbada pelo processo eleitoral. Esses ataques não apenas ameaçam a integridade física de Clau Lopes e de seus familiares, como também representam uma tentativa de silenciar uma candidatura que simboliza a luta por inclusão, diversidade e justiça social.

Os/as educadores/as brasileiros/as, por meio da CNTE, reiteram que a política deve ser um espaço de diálogo, tolerância e respeito à diversidade. No entanto, observamos com grande preocupação o crescimento do extremismo e da linguagem de ódio, que têm sido utilizados como ferramentas para intimidar e perseguir aqueles que buscam promover a paz e o entendimento no campo político.

Diante desses fatos, exigimos que as autoridades competentes tomem providências imediatas e rigorosas, utilizando as provas documentais, como registros de câmeras de segurança, para identificar e punir os responsáveis conforme prevê a legislação. É fundamental que o direito democrático de qualquer cidadão e cidadã de participar de processos eleitorais seja garantido, sem ameaças, intimidações ou atos de violência.

Expressamos nossa total solidariedade ao companheiro Clau Lopes e a sua família, reafirmando nosso compromisso de continuar lutando contra todas as formas de violência política e preconceito. Seguiremos firmes na construção de uma sociedade que promova a paz, a liberdade, o respeito e a dignidade para todas as pessoas.

Brasília, 25 de setembro de 2024

Direção Executiva da CNTE